quinta-feira, 2 de maio de 2013

Educação: compromisso de todos

 É bom enfatizar sempre que, para que possamos idealizar uma nação justa, democrática, com direitos, deveres e oportunidades iguais para todos os cidadãos, teríamos que contribuir, cada qual com sua parcela de compromisso, com a educação das nossas crianças e jovens.

JÚLIO CÉSAR CASTANHEIRA - 10212080083


7 comentários:

  1. A exigência de uma Gestão Escolar genuinamente democrático-participativa provoca um debate e embate entre práticas e metodologias de diferentes agentes educativos. Coloca em questão políticas públicas, especificamente no que tange à educação e evidencia a exigência de uma grande marcha Freireana, no sentido de buscar o sentido da vida que foi expropriada e privatizada ao longo dos tempos e em diversas sociedades humanas.
    A opção por uma gestão escolar com base no princípio democrático participativo evidencia a natureza da escola como espaço público, de liberdade, expressão da diversidade e democratização dos saberes. Esta noção de gestão e de
    escola se contrapõe ética e politicamente às tendências técnico-burocráticas, neoliberal e capitalista que se configuraram na estrutura política do Brasil a partir de meados do século XX e que deixou marcas imemoráveis na carne, no pensamento e nas práticas sociais brasileiras.

    Fonte: http://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/gest%C3%83o-escolar-conceitos-pr%C3%81ticas-e-expectativas.pdf

    O pensamento de Paulo Freire reflete o que a sociedade deve buscar em termos de educação voltada para políticas democráticas favorecendo a inclusão social, deixando de lado uma gestão dominadora que, infelizmente, ainda presenciamos muito no nosso cotidiano. A falta de democracia piora a situação das escolas. É importante que o gestor se preocupe com a motivação de todos no ambiente escolar. Quando há interesse e ajuda na união de todos por parte, principalmente, dos gestores, realmente, haverá uma política de paz, amor e, consequentemente, a inclusão social. Portanto Paulo Freire com a sua luta por uma política educacional de inclusão, colocou uma semente que germinará no futuro de nosso país servindo de exemplo para outros países e outras gerações.

    Aluna: Norma Sueli Pires Sodré Marcenal
    Matrícula: 20092208244
    Polo: São Pedro da Aldeia
    Disc.: Gestão 2

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  5. Vejam o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WJryIAcbRRE

    Paulo Freire foi e sempre será o grande inspirador para que as políticas de ensino se transformem em benefício de todos, sejam, profissionais da educação e alunos. As políticas de educação voltadas para a democratização no Brasil devem, principalmente a ele, o triunfo da conquista pela inclusão social.

    Aluna: Norma Sueli Pires Sodré Marcenal
    Matrícula: 20092208244

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  7. http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=-NQzQlPrQwQ&NR=1

    O vídeo acima mostra de tudo o que precisamos para conquistarmos a verdadeira realização na área educacional e na nossa vida. Aí está a resposta para todos nós, com relação a uma gestão democrática no sistema educacional.

    Aluna: Norma Sueli Pires Sodré Marcenal
    Matr. 20092208244

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