quinta-feira, 2 de maio de 2013

SUPERVISOR ESCOLAR Principais competências no atual contexto educacional

Quem é? O que faz? Como faz? Qual a importância desse profissional no processo educativo? Essas e outras perguntas buscam uma resposta que surja não somente de teorias, nem só do que já foi, mas, principalmente, buscam ser respondidas num presente que, por certo, também tem suas raízes no passado, mas são carregadas de flores, frutos, semente geradoras de um futuro que há de traduzir-se em vida, segundo as novas exigências que as circunstâncias vivenciais lhe impõem.
Um breve olhar ao passado nos faz constatar o caminho percorrido com diferentes coloridos e denominações, conforme as teorias que lhe foram dando e ainda dão o suporte conveniente. Assim, em sua trajetória de orientação pedagógica, assistência pedagógica, coordenação pedagógica, supervisão de ensino, supervisão pedagógica, supervisão escolar..., pode-se perceber uma ação sempre presente, questionada, criticada, repensada, mas necessária: necessária  e com necessidade de estar num contínuo processo de ação-reflexão-ação, para que o trabalho que é confiado ao supervisor seja dinamicamente assumido e vivido com fidelidade aos imperativos da realidade em que está inserido.

Texto: REVISTA DO PROFESSOR -.Abril/2000.

Ana Cláudia S. Cardoso  - matrícula:12112080054 

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