quinta-feira, 2 de maio de 2013

Um pouco da minha experiência


Pesquisando na internet, encontrei algumas charges interessantes, e de alguma forma me identifiquei com elas. 

Essa é a primeira delas: 

A primeira vista essa charge pode até chocar um pouco e até desagradar, mas acho que o objetivo da charge é esse mesmo: criticar através dos desenhos nos levando a uma reflexão sobre o assunto.
No primeiro quadro vemos a alegria da professora e do aluno, já no segundo desenho a imagem é bem diferente. Ambos, professora e aluno estão com uma expressão de tristeza e melancolia.
Me identifiquei com a charge de imediato porque quando escolhi ser professora essa foi a primeira bandeira que levantaram para que eu desistisse da educação: o salário baixo.
Sei que o salário e muito importante e devemos lutar para que nosso esforço seja mais valorizado e recompensado pelas autoridades, mas eu GOSTO DE ENSINAR, gosto de estar no ambiente escolar, me sinto bem, em casa...


A segunda imagem fala da violência que existe no ambiente escolar, infelizmente. Violência essa que precisa ser encarada com seriedade pela escola como um todo. Não podemos fechar os olhos para isso! 
É claro que a escola em si, não resolverá isso sozinha, já que a educação deve ser transmitida pelos pais e familiares em primeiro lugar. Mas podemos fazer nossa parte para tentar mudar esse quadro lamentável.
É preciso abordar em sala essas e outras questões. É preciso trazer o cotidiano dos alunos para dentro da escola gerando aprendizado relevantes que tenham um  sentido na vida do aluno e assim contribuam para a sua formação plena.


A quarta charge fala da grandeza de ser professor!

Como é bom depois de tantos anos, o professor encontrar seu aluno ver que ele venceu na vida, que transformou-se em um cidadão de bem e um profissional de sucesso.
Essa á a melhor recompensa do professor: saber que marcou a vida de alguém e que contribuiu para a sua felicidade. Essa é a base do trabalho docente, o segredo que motiva as pessoas a escolherem essa profissão. O professor que ama o que faz e luta por uma sociedade mais justa para todos é movido por sentimentos nobres e heroicos.  


Educar....

Educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência.
Educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas.
Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.
Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração.

In: Prefácio do livro Pais brilhantes, professores fascinantes, de Augusto Jorge Cury


Aluna: Ivone Andrade de Oliveira
Matrícula: 10212080240





Nenhum comentário:

Postar um comentário