quinta-feira, 2 de maio de 2013

Falando sobre supervisão escolar


     O Supervisor Escolar é que aquele que trabalha em contato direto com o corpo docente da escola. Ele atua em parceria com o professor, e o orienta em sua prática pedagógica. Seu trabalho é centrado na ação pedagógica, no agir docente e tem como base a dinâmica dos processos de ensino aprendizagem e a didática utilizada no processo educativo, objetivando um maior aprendizado para os alunos. 
     Muitos acreditam que a função do supervisor é “dar ordens” e às vezes ele acaba sendo mal interpretado pelos sujeitos envolvidos na escola. Essa estigmação em relação ao papel do supervisor, remonta as origens da supervisão escolar no Brasil e tem uma supervisão autocrática como base. No entanto, suas atribuições e competências não devem ser encaradas dessa maneira. Quando se pensa assim, um conflito nocivo acaba acontecendo no âmbito escolar: o supervisor é visto como o “carrasco” e o professor sente-se receoso e desmotivado em sua prática pedagógica. Por isso é muito importante que o supervisor escolar tenha um bom relacionamento com a escola em geral, mas principalmente o corpo docente da escola, a fim de não gerar atritos desnecessários que prejudicam o desenvolvimento da instituição escolar.
     Hoje, sabemos que a supervisão é vista como um processo dinâmico e contínuo, o supervisor é um dos principais líderes pois ele atua em parceria com o professor no sentido de orientar os aspectos que permeiam a educação, sejam elas pedagógicas e sociais. 
     O conceito de supervisão originou-se primeiramente na indústria através dos modos de produção. Com o tempo esse conceito ampliou-se e ganhou o campo da educação. Muitos estudiosos acreditam que a partir de 1900 a supervisão tenha se integrado a educação com o intuito de melhorar a ação educativa e assim atender as necessidades do aluno.     
     A supervisão assim como a orientação escolar, também passou por fases distintas em sua configuração. São elas:
    
     Fase Fiscalizadora - Segundo Nérici (1978), nesse período o supervisor direciona seu trabalho para a função técnica e administrativa. Priorizava-se o seguimento de padrões rígidos e inflexíveis. Seguia-se um padrão único, onde não se levava em conta as particularidades e diferenças de cada região.
     
     Fase construtivistaTem como base uma função orientadora. A supervisão passa por uma modificação bastante significativa em relação a visão anterior. A supervisão passa a questionar a necessidade de uma melhoria na atuação docente. Assim começam a surgir cursos de aperfeiçoamento e atualização docente.

     
     Fase Criativa - De acordo com Nérici ( 1978), nessa fase a supervisão passa a ser diferenciada e separada da inspeção escolar. É nessa fase que a supervisão passa a ter como foco o aprimoramento do processo de ensino aprendizagem. O papel do supervisor é permitir que todos os sujeitos envolvidos na escola participem ativamente de todas as decisões  com o intuito de um trabalho sólido, cooperativo e democrático.


Referências:

 NÉRICI, I.G. Introdução à Supervisão Escolar. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1978. 




Aluna: Ivone Andrade de Oliveira
Matrícula: 1021208024


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