quarta-feira, 1 de maio de 2013

Gestão Educacional

Gestão Educacional

PARA OS FUTUROS GESTORES UMA PESQUISA INTERESSANTE!!!!!



Expectativas, angústias e desafios. Estes foram os pontos principais levantados por um estudo que revela os aspectos que mais afetam os profissionais no primeiro nível de gestão. A pesquisa ouviu o ponto de vista de cerca de 4 mil profissionais a fim de entender como esses novos líderes lidam com diferentes situações e o que as organizações podem fazer para ajudá-los nesse processo.
Segundo Alexandre Santille, CEO do LAB SSJ, consultoria de educação corporativa, ser bem-sucedido como gestor de primeira viagem requer uma grande mudança de identidade para a qual a maioria dos profissionais não está realmente preparada. “Novos gestores podem até reconhecer essa transição intelectualmente, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o novo papel”, explica o CEO que ressalta que o primeiro cargo gerencial é a experiência que determina as bases de qualquer profissional.
A amostra foi composta por profissionais que estão dando seus primeiros passos como gestor e outros que já estão neste caminho há um tempo. Entre as descobertas estão alguns pontos que chamam a atenção:
- Uma das maiores expectativas de novos gestores é “Ter que desenvolver pessoas”. Relevante para 86,6% dos respondentes, a preocupação com o desenvolvimento da equipe persiste nos primeiros tempos na função e se mantém como um dos fatores mais importantes mesmo depois da transição para o primeiro nível gerencial.
- Apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir sua primeira gestão. E quando perguntados em quais recursos buscaram apoio para solucionar as angústias no início da experiência como gestor, apenas 21,5% revelam ter feito algum curso. Em geral, para aperfeiçoar suas habilidades de gestão a maioria buscou apoio em seus líderes (78,6%).
- Em relação ao processo de escolha para assumir sua primeira gestão, a maioria apontou a indicação do gestor direto (40,9%) como o modo mais comum, demonstrando como a seleção de novos gestores se baseia em um sistema intuitivo, contra 7,9% que estavam mapeados e indicados no processo de sucessão formal da empresa.
- No geral, os resultados da pesquisa não mostraram disparidades relevantes entre homens e mulheres. No entanto, algumas sutis diferenças quanto a gênero foram observadas. Antes de assumir a primeira gestão, por exemplo,mulheres (78,1%) dizem que tinham mais expectativa de definir claramente suas responsabilidades do que os homens (75,1%). De outra parte,“Aprender rápido” é um desafio maior para homens(33,3%) do que para mulheres (24,8%).
-"Saber lidar com conflitos” aparece como o principal desafio atual para gestores de todos os níveis. No entanto, sua relevância é mais marcante para gestores novatos (70,2%) do que para os gestores mais experientes (64,5%). Outros desafios também têm mais peso para gestores novatos, quando comparados à opinião dos mais experientes: “Estimular colaboração na equipe” (58,1% novatos contra 54,1% experientes) e “Aprender rápido”(32,4% novatos contra 29,0% experientes), entre outros.

JANAINA JUNIA PEREIRA MARTINS - 10212080105

Nenhum comentário:

Postar um comentário