quarta-feira, 1 de maio de 2013

Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico e orientador Educacional – Qual é a função?



            O Supervisor Escolar ou Orientador Pedagógico tem como função auxiliar o professor no processo pedagógico e coordenar todas as ações pedagógicas, curriculares, didáticas e organizacionais. Ele dá o suporte às práticas de organização e gestão ajudando a desenvolver um ambiente de trabalho cooperativo e criativo, a fim de que o projeto pedagógico se desenvolva adequadamente.
            Já o Orientador Educacional tem seu trabalho voltado para o aluno. Para que este tenha sua experiência escolar saudável. Cabe a este profissional articular escola e família, a fim de que a escola se torne um espaço educativo, solidário e ético, por isso trabalha com todos os segmentos da escola. Seu papel não é simplesmente procurar a família para reclamar do comportamento do aluno, nem ser um psicólogo, mas ser mais um profissional pronto a trabalhar para o crescimento da educação.
            Tanto o supervisor quanto o orientador, assim como toda a equipe escolar deve contribuir para uma gestão democrática, buscando uma formação para a cidadania.  
           


Aluno (a): Liliane Ramos da Silva Carvalho.
Matr.: 10212080365

3 comentários:

  1. É importante diferenciar o Orientador Pedagógico do Orientador Educacional. São atribuições diferentes:

    O orientador educacional dá assistência aos educandos em estabelecimentos de ensino das séries iniciais até o Ensino Médio, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação, aconselhando e auxiliando os alunos na solução de seus problemas pessoais, para possibilitar-lhes o desenvolvimento intelectual e a formação integral de sua personalidade, ajustá-los ao meio em que vivem e orientá-los no tocante ao conhecimento.

    Já o orientador pedagógico, ao lado do diretor escolar, compõe a equipe técnica administrativa encarregada da gestão da unidade escolar em vários itens, mas, principalmente, na questão pedagógica.

    Muitas vezes, confundimos os termos, pois o supervisor educacional, o orientador pedagógico, orientador educacional, o inspetor escolar e o coordenador pedagógico atuam de maneiras semelhantes e, geralmente, de acordo com as exigências de cada instituição escolar.

    Alguns autores caracterizam a função do orientador como aquele que coordena, supervisiona e acompanha, com a responsabilidade de integrar, reunir esforços e liderar o trabalho da equipe docente.


    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
    http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/10612/orientador-pedagogico#ixzz2S9qHIM3a

    Aluna: Norma Sueli Pires Sodré Marcenal
    Matrícula: 20092208244
    Polo: S.P. Aldeia

    ResponderExcluir
  2. Participei de estágio e pude perceber que a presença da Orientadora Educacional é muito importante nas reuniões da escola com os pais e alunos e profissionais da educação e ela atende aos alunos para resolver algum conflito ou dificuldade na aprendizagem.

    Aluna: Norma Sueli Pires Sodré Marcenal
    Matr.: 20092208244

    ResponderExcluir
  3. Óbvio que à Orientadora tem uma função de grande importância junto aos nossos alunos, inclusive junto aos nossos Docentes,que já são sobrecarregados.

    ResponderExcluir