quarta-feira, 1 de maio de 2013

 O papel do orientador educacional

A Orientação educacional busca os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de ensinar/educar com base em seu projeto político-pedagógico, promovendo as condições básicas para formação da cidadania dos alunos.

O orientador de hoje, é aquele que discute as questões da cultura escolar promovendo meio/estratégias para que sua realidade não se cristalize em verdades intransponíveis, mas se articule com prováveis verdades vividas no dia-a-dia da organização escolar. Por isso, o Orientador Educacional é um profissional de grande importância na escola, pois, ele vai articular/orientar e clarificar as contradições e confrontos, e nesse meio, buscar ajudar o aluno a compreender as redes de relações que na sociedade se estabelecem.
Orientação Educacional INSG/Castelo(Rede Salesiana de escolas)
Contempla a integração dos serviços de acompanhamento disciplinar, pedagógico e psicológico para o desenvolvimento integral da comunidade educativa, embora tenham focos distintos:
  • Acompanhamento Disciplinar - tem um olhar voltado para aspectos comportamentais e formação de valores que interferem no processo de ensino-aprendizagem dentro do contexto escolar. Executa outras atividades inerentes à sua área de atuação.
  • Orientação Educacional e Pedagógica - propõe uma ação conjunta e tem a intenção de intervir no processo de ensino-aprendizagem e resgatar o desejo de aprender do educando. Executa outras atividades inerentes à sua área de atuação.
  • Mobilizar a escola, a família e o aluno para criar uma relação de parceria estabelecendo a comunicação a fim de manter a família informada sobre o desempenho escolar e as orientações relacionadas as dificuldades do aluno

Fonte:
site :INSG/Castelo(Rede Salesiana de escolas)
Patricia Siqueira e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário